segunda-feira, 14 de julho de 2014

I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado Brasil-Nigéria

O mês de julho de 2014 marca um momento histórico para o povo de axé. Entre os dias 26 de julho e 01 de agosto, os terreiros matriciais que deram origem ao candomblé nagô da Bahia, disseminado em todo o país, receberão a visita de uma comitiva nigeriana em Salvador liderada por Sua Majestade Imperial, o Alaafin Oyo, Obá Ladeyemi III, considerado o descendente direto de Odudua, o fundador e primeiro ancestral do povo  ioruba. 

O rei, que exerce um papel cultural e espiritual proeminente devido ao fato de ser o detentor legítimo do poder da coroa de Xangô, participará do I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado Brasil-Nigéria, de 28 a 31 de julho, com a abertura prevista para às 14h30, no Fórum Rui Barbosa. O seminário é parte das ações de intercâmbio entre o Brasil (Bahia) e Nigéria (Oyo), berço da tradição Nagô. 



O objetivo do I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado Brasil-Nigéria é promover o legado cultural e histórico comum entre a Bahia e Oyo e a discussão de estratégias de salvaguarda patrimonial. Ao evidenciar a importância das tradições iorubanas de Oyo para as comunidades de matriz africana brasileiras, busca-se alertar as autoridades para a necessidade de preservação urgente desse patrimônio internacional que é a cidade de Oyo. Este patrimônio material e imaterial encontra-se em risco devido à desvalorização da cultura tradicional na sociedade nigeriana contemporânea, considerada por muitos como retrógrada e primitiva em relação à cultura ocidental e moderna.

Desta forma, além do estreitamento de laços entre as lideranças tradicionais da Bahia e de Oyo, esta viagem visa particularmente demonstrar para a população e governo nigeriano que a cultura nagô permanece viva no Brasil – ainda que tenha algumas diferenças com relação à cultura ioruba contemporânea – e que portanto, o patrimônio de Oyo tem um valor internacional e deverá ser preservado.


Programação - O seminário terá uma programação que envolverá visita ao Centro Histórico,  mesas redondas e a visitação aos cinco terreiros matriciais de tradição ioruba da Bahia, tombados como patrimônio nacional: o Ilé Asè Iyá Nassó Okà (Casa Branca), o Ilé Asé Opo Afonja, o Ilé Iyá Omi Asé Iyamasé (Terreiro do Gantois), o Ilé Maroialaji (Terreiro Alaketu) e o Ilé Osùmàré Arakà Asé Ogodo (Casa de Oxumarê), que promovem o seminário com apoio do Instituto Nacional de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado da Bahia.